Marque já
a sua consulta!

Zoosaúde, Serviços Veterinários

Sede: Penela, IC3 Variante de Penela. 3230-219
urgências: (+351) 967 681 701 / tel. (+351) 239 561 385 / geral@zoosaude.pt / zoosaude@sapo.pt

Serviços

Centro Veterinário de Referência do Pinhal Interior

Temos um vasto leque de serviços que dará resposta a todas as necessidades do seu animal, terapêuticas e fisiológicas.

Faça a marcação da sua consulta

As consultas normais podem ser realizadas quer na Sede quer em qualquer um dos nossos Consultórios e efectuam-se por ordem de chegada. Se desejar pode fazer uma pré-marcação online ou telefonicamente podendo nessa altura escolher o local assim como o Medico Veterinário assistente.

Vacinas, tudo o que necessita saber

Muitas das causas de morte dos animais podem ser evitadas através de uma vacinação regular e eficiente. A vacinação é FUNDAMENTAL para uma vida longa e saudável. A probabilidade de um animal jovem não vacinado contrair doenças infecto-contagiosas que levam à sua morte é exponencialmente maior do que um animal vacinado, e nos adultos a falha de revacinação pode levar à sua contaminação em qualquer altura da vida.
A administração de vacinas pode ser efectuada em qualquer uma das nossas instalações (Sede ou consultórios) e inclui sempre uma consulta de modo a avaliar o estado de saúde do animal determinando assim se a vacinação é possível nessa altura. Importante todos os animais devem ser desparasitados antes da vacinação.
Tentamos proteger ao máximo os nossos clientes tentando aliar a essa proteção as melhores condições para os donos. Como tal apresentamos a seguir os protocolos (cães, gatos e coelhos) que a nosso ver melhor protegem os animais e beneficiam os seus donos:

Cães
Idade Puppy DHPPi Pi Leptospirose Tosse Canil Raiva
5-6 sem x
8-9 sem x x
12 sem x x x
16-20 sem x
7 meses
1º ano x x x x
2º ano x x x
3º ano x x x
4º ano x x x x
5º ano x x x
6º ano x x x
7º ano x x x x

Os anos seguintes seguem o mesmo esquema vacinal.

Gatos
Idade Vacina Tripla Leucemia Raiva
8-9 semanas x
12 semanas x x
16 semanas x
6 meses x
1º ano x x
2º ano x x
3º ano x x x

Os anos seguintes seguem o mesmo esquema vacinal.
A vacinação dos Coelhos deve ser feita a partir das 5 semanas de idade e repetida todos os anos

Identificação Electrónica

A identificação electrónica é obrigatória para todos os cães nascidos a partir de 01/07/2008 que se encontrem em Território Português assim como para todos os equinos a partir de 2014 independentemente da sua data de nascimento. Em gatos é facultativa. É obrigatória para todos os animais que pretendam sair do Território Português.
Nos cães é proibido a administração da vacina antirrábica se estes não estiverem identificados eletronicamente.
A identificação electrónica pode ser efectuada em qualquer uma das nossas instalações (Sede ou consultórios) e inclui sempre uma consulta de modo a avaliar o estado de saúde do animal, é necessária a identificação oficial do proprietário (Bilhete de Identidade, Cartão de Cidadão ou Passaporte).

Contacte o nosso serviço de Urgências

As urgências têm sempre prioridade sobre os restantes casos da sala de espera e serão atendidas o mais rápido possível. De preferência durante o horário normal é melhor dirigir-se diretamente para a Sede mesmo os nossos consultórios estando abertos nessa altura pois a disponibilidade de meios físicos, técnicos e humanos é muito maior contudo se preferir pode fazer uma primeira avaliação nos nossos consultórios caso estes se encontrem abertos.

Fora do horário normal de funcionamento todas as urgências são atendidas na Sede sendo necessário contacto prévio através do nosso número de urgências.

Somente fora do horário de funcionamento normal será cobrada uma taxa de urgência.
Pode consultar abaixo alguns exemplos de urgência nos quais deve entrar imediatamente em contacto connosco:

  • Dificuldade Respiratória
  • Dilatação súbita da zona do estômago
  • Vómito ou diarreia excessivos
  • Sangramento visível
  • Gengivas pálidas
  • Golpe de calor
  • Ataques epilépticos ou semelhantes
  • Qualquer tipo de trauma (atropelamento, pancada, queda, etc.)
  • Problemas a urinar ou defecar
  • Inchaço súbito de qualquer zona da cabeça ou garganta
Urgências: (+350) 967 681 701

Ecografia, tudo o que necessita saber

As ecografias podem ser realizadas na Sede onde possuímos ecógrafos com a tecnologia mais recente ou nos consultórios através dos nossos ecógrafos portáteis onde podemos fazer diagnósticos de gestação e outros exames de rotina assim como uma pré-avaliação de uma possível complicação abdominal ou torácica.
Em caso de não se chegar a um diagnóstico conclusivo nos consultórios será necessário uma segunda ecografia na sede.

Ortopedia, tudo o que necessita saber

Muitas vezes por trauma ou outra razão ocorrem fraturas ósseas que necessitam de resolução cirúrgica. Nas nossas instalações da Sede possuímos todo o tipo de equipamento necessário à avaliação e resolução dessas situações assim como profissionais treinados na sua realização.

Artroscopia, tudo o que necessita saber

Alguns problemas articulares podem ser resolvidos com técnicas minimamente evasivas possibilitando uma recuperação menos dolorosa e bastante mais rápida. Na nossa Sede dispomos do equipamento necessário e de profissionais treinados nesse tipo de procedimentos.

Endoscopia, tudo o que necessita saber

  • Endoscopia
  • Endoscopia
  • Endoscopia
  • Endoscopia

Vários problemas gastroenterológicos ou a ingestão de corpos estranhos necessitam de ser analisados ou corrigidos por endoscopia. Na nossa Sede possuímos um aparelho de endoscopia dos mais avançados que nos permite diagnosticar e resolver um variado número de situações sem recorrer a técnicas evasivas.

Rinoscopia, tudo o que necessita saber

Muitas vezes podem surgir problemas nas fossas nasais dos animais quer de foro clinico quer através da inalação de corpos estranhos. Possuímos um rinoscópio fixo na Sede e um portátil que pode ser usado nos consultórios mediante marcação que nos permitem avaliar e resolver esse tipo de situações.

Broncoscopia, tudo o que necessita saber

Alguns problemas respiratórios ou alojamento de corpos estranhos nas vias respiratórias podem facilmente ser diagnosticados e muitas vezes resolvidos através de uma broncoscopia. Na nossa Sede possuímos o aparelho ideal para realizar esse tipo de procedimentos com o mínimo de desconforto para o animal.

Lazer CO2, tudo o que necessita saber

Algumas cirurgias principalmente de foro oncológico ou tecidos muito irrigados como por exemplo as gengivas beneficiam se forem realizadas através de Laser, pois este método provoca automaticamente uma primeira coagulação por cauterização no momento do corte facilitando a cicatrização e a recuperação pós-cirúrgica. A nossa sede encontra-se equipada com esse tipo de aparelho.

Internamento, tudo o que necessita saber

Certas situações clínicas ou cirúrgicas necessitam de um acompanhamento mais próximo e de cuidados especializados/específicos que apenas profissionais treinados podem dispensar. Nas nossas instalações temos a possibilidade de acompanhar o recobro dos animais nessas situações proporcionando-lhes o melhor tratamento possível de modo que as suas hipóteses de recuperação sejam as melhores.

Banhos, tudo o que necessita saber

Banhos e Tosquias

Alguns animais devido às características do seu pelo/pele ou devido a problemas clínicos necessitam de banhos frequentes ou terapêuticos.
Dispomos de um serviço com pessoal especializado para a realização dos mesmos. Em caso de banhos frequentes será necessária uma marcação prévia.
Os terapêuticos serão realizados sempre que sejam clinicamente indicados e o mais rápido possível. Alguns problemas dermatológicos requerem banhos específicos por vezes com alguns produtos de manuseamento delicado e frequentes pelo que é aconselhado serem realizados por profissionais habituados aos mesmos.

Tosquias, tudo o que necessita saber

Banhos e Tosquias

Alguns animais devido às características do seu pelo ou devido a problemas clínicos necessitam de tosquias frequentes ou terapêuticas. Dispomos de um serviço com pessoal especializado para a realização das mesmas. Em caso de tosquias frequentes será necessária uma marcação prévia. As terapêuticas serão realizadas sempre que sejam clinicamente indicadas e o mais rápido possível.

Análises, tudo o que necessita saber

Providenciamos 3 tipos de análises: Laboratório Interno (Bioquímica, Hemograma, Hormonal, Análises Microscópicas, Liquido Peritoneal, etc.), Testes Rápidos e Laboratório Externo.
O laboratório interno está instalado na sede podendo as amostras ser recolhidas quer na sede quer nos consultórios ou serem provenientes de outros colegas. Os resultados ficam disponíveis no máximo em uma hora após o início da análise. Criamos vários perfis pré-definidos (Geriátrico, Pré-Cirúrgico, Hormonal, etc.) de rotina, prevenção ou acompanhamento de patologias de modo a minorar os custos para os donos. Se pretender saber mais sobre estes perfis pode contactar-nos.
Os testes realizados são realizados quer na Sede quer nos Consultórios e o resultado fica disponível entre 5 a 10 minutos podendo ser reconfirmado em Laboratório Externo em caso de dúvida.
O laboratório externo serve essencialmente para reconfirmação de testes rápidos, exames histopatológicos ou análises mais específicas, o tempo de obtenção de resultado varia consoante a análise pretendida sendo sempre indicado ao dono uma previsão.
Pode consultar abaixo a listagem de análises Bioquímicas e Hormonais disponíveis no nosso Laboratório Interno:

Bioquímica:
Ácido Úrico Albumina Alanina Transaminase Amilase
Amónia Aspartato Transaminase Bilirrubina Total Cálcio Total
Creatinina Creatinina Fosfocínase Colesterol Total Fosfatase Alcalina
Fósforo Inorgânico Gama-G-Transferase Glucose Ionograma
Lactato Desidrogenase Leucina Aminopeptidase Lipase Pancreática Magnésio
Proteínas Totais Triglicéridos Ureia Sanguínea
Hormonal:
Cortisol T4 TSH

Domicílios, tudo o que necessita saber

Domicílios

Idealmente a resolução de qualquer problema ou acompanhamento clínico deveria ser feito na sede ou nos consultórios onde existem mais meios de assistência aos animais. De qualquer modo temos consciência que em algumas situações pode ser bastante difícil uma deslocação, quer por causa do animal em si (grande porte, agressivo, stressado, etc) ou do seu dono (falta de transporte, falta de acompanhamento, idade,etc.) pelo que dispomos de um serviço de domícilios que poderá resolver pequenas situações clínicas ou actos frequentes como a vacinação. Caso não seja possível resolver a situação será necessário o re-encaminhamento para as nossas instalações. Nos domicílios o dono deverá sempre proporcionar um local adequado para o ato clínico assim como a respectiva contenção do animal, uma vez que alguns animais, mesmo habitualmente dóceis, no seu ambiente se podem tornar-se territoriais na presença de estranhos.
Caso seja solicitado levaremos meios de contenção e caso a contenção não seja possível pelo dono ou pelos meios solicitados não será realizado o ato clínico, devendo o dono proporcionar futuramente condições para a sua realização.

Saiba tudo sobre cirurgias

  • Cirurgia
  • Cirurgia
  • Cirurgia
  • Cirurgia

Todas as médias e grandes cirurgias são realizadas na Sede excepto cirurgias de urgência que serão realizadas o mais rápido possível.
Fazemos um esforço contínuo para oferecer o melhor serviço veterinário possível aos nossos pacientes fornecendo um vasto leque de serviços cirúrgicos desde cirurgias de rotina como castrações ou esterilizações até cirurgias bastante mais complexas como por exemplo esplenectomias, nefrotomias, ortopedias, cirurgia oncológica, etc.
Os nossos profissionais são altamente qualificados em técnicas cirúrgicas e garantem que os animais recebem o melhor tratamento possível. Focamo-nos na segurança da anestesia, no controle da dor e utilizamos os mais avançadas técnicas e instrumentos de modo a garantir as expectativas dos nossos clientes e minimizar os riscos. Tentamos esclarecer também qualquer dúvida que surja antes da anestesia assim como fazer o acompanhamento pós-cirúrgico de modo a diminuir as preocupações dos donos. Antes do animal ir para casa informamos dos cuidados a ter e da medicação necessária. Caso surja alguma duvida ou algo que necessite de ser esclarecido estamos à distância de um telefonema.
Antes de cada cirurgia e sempre que possível recomendamos fazer uma avaliação do animal e do seu estado geral se possível acompanhado de análises clínicas de modo a tornar a cirurgia o mais segura possível. Também recomendamos que não alimente o seu animal nas 8 horas que precedem a cirurgia.

Saiba tudo sobre Raio-X

  • Raio-X
  • Raio-X
  • Raio-X
  • Raio-X

O equipamento de Raio X encontra-se na Sede pelo que todos os exames radiológicos serão efetuados nessas instalações. O equipamento é dos mais evoluídos do mercado equipado com as últimas tecnologias permitindo trabalhar as imagens de modo a chegarmos a um diagnóstico o mais preciso e correto possível.
A manipulação das imagens permite uma melhor visualização das zonas de tecidos moles (cavidade abdominal, cavidade torácica e músculos) assim como medições precisas de processos ortopédicos, traumatológicos ou de rotina como displasia da anca e TPA.
É possível também obter um índice cardiotorácico preciso.

Higiene Oral, tudo o que necessita saber

Muitos animais com o decorrer dos anos por hábitos alimentares ou por características genéticas sofrem de doenças relacionadas com a cavidade oral, sendo necessário proceder à sua prevenção ou mesmo tratamento quando a doença já está instalada. Na nossa Sede irá encontrar tudo o que necessita para proporcionar uma boa higiene oral ao seu animal assim como técnicas e aparelhos que permitem a correção ou prevenção desses mesmos problemas.

Fisioterapia, tudo o que necessita saber

Com a idade ou devido a traumas ou quedas os animais poderão apresentar dificuldades de locomoção sendo nessas alturas necessário além de tratamento terapêutico ou cirúrgico tratamento fisioterápico posterior. Nas nossas instalações poderemos ajudá-lo nesse processo de recuperação quer através de processos fisioterapêuticos quer através de aconselhamento por parte dos nossos profissionais sobre técnicas a utilizar em casa.

Nutrição, tudo o que necessita saber

Dependendo da espécie, idade, estado nutricional ou estado de saúde cada animal precisa de uma alimentação adequada. Com vista a que o seu animal tenha as suas necessidades fisiológicas e metabólicas asseguradas temos um vasto leque de ofertas para cada situação e pessoal com capacidade profissional adequada a dar-lhe a melhor solução para cada tipo de situação quer seja fisiológica quer terapêutica.

Animais de Quinta, tudo o que necessita saber

Animais de Quinta

Como estamos inseridos numa zona rural, onde vários dos nossos clientes além do animal de companhia, possuem outros animais de exploração familiar (a que chamámos de Quinta), achamos por bem, dentro das nossas possibilidades dar um apoio clínico necessário quando solicitado.
Quer através de aconselhamento de maneio e nutrição, quer através da resolução de situações clínicas que surjam nesses animais.